Debate :: Cineastas Indígenas

Debate a partir da sessão de encerramento da Mostra Atravessamentos (2020).

Convidado: ALBERTO GUARANI
Cineasta indígena da etnia Guarani Nhandewa, nascido em aldeia Porto Lindo, Mato Grosso do Sul. É ator, professor e tradutor de Guarani formado pela UFMG. Vive no Rio de Janeiro desde 2010, período em que começou a se dedicar ao audiovisual como realizador e formador. Realiza seus projetos a partir do Laboratório do Filme Etnográfco – UFF, do Museu do Índio/FUNAI, do Observatório da Educação Escolar Indígena – OEEI/UFMG e do Saberes Indígenas na Escola – SIE/UFMG. É realizador dos filmes Tekowe Nhenpyrun – A Origem da Alma,Ywy Jahe’o – O choro daTerra,Tape Ypy E’y – Caminhos do Tempo,Karai ha’egui Kunha Karai Ete – OsVerdadeiros Líderes Espirituais,Arandu Nhembo’e – Em Busca do Saber,A Procura deAratu,Um Pé na Aldeia e Outro no Mundo,Nhema’en Tenondere –Além do Olhar,Yvi.

Convidado: Edgar Kanaykõ
Edgar Kanaykõ Xakriabá, pertence ao povo indígena Xakriabá Estado de Minas Gerais. É mestre em Antropologia pela UFMG. Tem atuação livre na área de Etnofotografia: “um meio de registrar aspecto da cultura – a vida de um povo”. Nas lentes dele, a fotografia torna-se uma nova “ferramenta” de luta, possibilitando ao “outro” ver com outro olhar aquilo que um povo indígena é.

Olá, isso é um comentário. Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel. Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.