Mostra Atravessamentos

A Mostra Atravessamentos apresenta longas e curtas-metragens brasileiros que tematizam ou atravessam questões ligadas à luta pela terra nas cidades, no campo e em contextos indígenas. O conjunto desses filmes serão reunidos sob o signo do atravessamento – isto é, da interseção e da convergência entre diversas lutas: indígenas, quilombolas, periféricas, rurais, femininas, populares, ambientais, entre outras. 

******

Entre catástrofes políticas e ambientais, vivemos em um mundo que parece estar à beira de um abismo. A onda fascista que começou em meados da década passada se mostra como uma força política perigosa e persistente, que cresce com discursos e práticas que flertam abertamente com nacionalismos étnicos e religiosos, expansionismo militar, colonialismo e limpeza étnica. Ao mesmo tempo, as mudanças climáticas aceleradas apresentam nossa era como a das catástrofes, onde ação humana e desastre ambiental se entrelaçam em secas, enchentes, furacões, ondas de calor e outros eventos climáticos extremos que se tornam cada vez mais cotidianos. 

Os filmes desta edição da Mostra Atravessamentos vão além das questões urgentes por moradia e território, e suas formas de luta e exploram imagens que, à primeira vista, se afastam dos formatos e estéticas que identificam os chamados filmes de luta. Organizada em sessões temáticas com eixos como trabalho, apropriação e desapropriação, coletividade e dores/sonhos, a mostra instiga atravessamentos entre a programação da LONA como um todo e os territórios onde as sessões acontecerão.

Ao transitar por diferentes regiões, décadas e contextos, esta seleção de filmes contribui para expandir as fronteiras entre temáticas, lutas e linguagens cinematográficas. Assim, colabora para a continuidade de uma construção, em torno da LONA, de um repertório diverso de vivências e resistências, enraizadas no cotidiano e presentes em todo o Brasil.