Mostra Homenagem

Imagens do calor das lutas, que, além de denúncia, produzem memórias. Para seu povo e para nuestra america. Esse é o fio principal que permeia os trabalhos do cinegrafista e diretor chileno Pablo Salas, homenageado este ano na Mostra LONA. Com extensa dedicação ao registro das lutas populares no Chile, Pablo é uma figura central no cinema ligado aos movimentos sociais e às resistências de rua desde a década de 80. Participou e registrou diversas lutas junto às poblaciones, guerrilhas e aos movimentos contra a ditadura de Pinochet.

A Mostra Homenagem deste ano apresenta 4 sessões com 8 filmes que contam com a participação e as imagens de Pablo Salas. Destacamos uma filmografia que evidencia o seu trabalho enquanto cinegrafista, a partir de filmes e planos que abordam os eixos da moradia, luta armada, lutas contra a ditadura e manifestações de rua.

De Hasta Vencer até Ruta Estallido, Pablo percorre um caminho de quatro décadas se dedicando a estar junto e a construir a memória das diversas lutas e resistências no Chile. Suas imagens e arquivos ajudam a escrever esta outra história, que a tempos batalhamos para que seja ouvida.

São imagens para que não se esqueça e para que nunca mais aconteça.