Sobre a lona
Ao longo das últimas décadas, a produção e a circulação de imagens se consolidaram como forma de criação e participação política no seio das lutas e movimentos sociais. Oficinas, mostras, cineclubes e a realização de obras audiovisuais tornaram-se práticas comuns nos territórios em luta, mostrando-se também como espaço de elaboração sobre o mundo. Foi dessa aliança entre as lutas do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) e o cinema que, em 2020, surgiu a Mostra LONA – Cinemas e Territórios.
Com um recorte curatorial voltado à filmes atravessados pelas lutas por terra e moradia, a LONA apresenta as diferentes formas em que lutas e imagens podem ser expressas no cinema. A primeira edição da LONA ocorreu ainda em 2020, durante a pandemia de Covid 19, a partir da construção voluntária de uma plataforma online. A segunda edição da mostra aconteceu em 2022, intercalando a programação no site com sessões e outras atividades realizadas presencialmente em territórios de luta. Em 2025 realizamos a terceira edição da Mostra LONA, consolidando seu formato híbrido e ocupando pela primeira uma sala de cinema (Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte).
Além da programação de filmes, a LONA tem desde seu início uma preocupação com a formação e a disseminação do pensamento crítico, produzindo atividades como oficinas, ciclos de conversa e publicações. Em 2025, conta ainda com uma nova ferramenta, o podcast da LONA, que pode ser acessado pelo site e pelas principais plataformas de streaming. Por fim, a LONA ainda mantém seu Acervo, constituído de filmes produzidos junto às lutas sociais e territórios nos quais MLB atua. Os filmes do Acervo estão disponíveis de forma permanente na plataforma.