Sobre
Ao longo das últimas décadas, a produção e a circulação de imagens, em suas múltiplas complexidades, se consolidaram como forma de criação e participação política no seio das lutas sociais. Assim, oficinas, mostras, cineclubes e a realização de obras audiovisuais tornaram-se práticas perenes nos territórios em luta, mostrando-se também como espaço de elaboração sobre o mundo. Foi dessa aliança entre as lutas do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) e o cinema que, ainda em 2020, surgiu a Mostra LONA – Cinemas e Territórios.
Pensada como uma plataforma online, em resposta ao desafio de se construir um espaço de exibição em tempos de pandemia de COVID19, a LONA foi criada em maio de 2020, sob organização de uma rede voluntária de profissionais – produtoras(es), curadoras(es) e designers. Seu recorte curatorial reúne, desde o início, obras históricas e contemporâneas, de documentário ou ficção, realizadas em todo o Brasil. E pretende divulgar longas e curtas-metragens que tematizam, tensionam e atravessam questões ligadas à luta pela terra nas cidades, no campo, e em contextos quilombolas e indígenas. A plataforma compõe-se, assim, por uma programação diversa, que conta com mostras temporárias, programas especiais, sessões territoriais auto-organizadas, debates, oficinas, publicações de cadernos e a constituição de um acervo. A LONA se propõe como uma ferramenta de compartilhamento, reflexão e articulação da relação entre o cinema e as disputas territoriais e políticas que constituem o presente e o passado. Para isso, contamos com uma programação que se divide em cinco eixos:
Acervo: Espaço que reúne filmes produzidos junto às lutas sociais e territórios nos quais MLB atua.
Mostra Atravessamentos: Obras de documentário e ficção que atravessam questões ligadas à luta por território em suas dimensões urbanas, rurais, indígenas e quilombolas.
Mostra Homenagem: Dedicada a apresentar cineastas cujo trabalho permeia lutas populares, produzindo imagens fundamentais para a historiografia das resistências em nosso continente.
Mostra Especial: Em diálogo com os diferentes conteúdos da plataforma, a mostra especial busca estabelecer interlocuções que ressaltam determinados eixos da programação.
Lona Abriga: Espaço para convidar e abrigar, periodicamente, projetos parceiros, pesquisas e curadorias de filmes.
Em 2022, o site da LONA foi totalmente reformulado e, junto a seu relançamento, propomos duas novas ações fundamentais. A primeira delas, conta com o lançamento dos Cadernos LONA, publicação que organiza textos, debates e obras em diálogo com os filmes programados. A segunda, visa fomentar Sessões Territoriais auto-organizadas em ocupações, casas de referência das mulheres, centros culturais, cineclubes e instituições públicas de ensino (escolas e universidades). Articuladas em amplo diálogo com entidades, educadoras(es), movimentos sociais e comunidades que contribuem de forma voluntária, essas Sessões têm por proposta o reforço ao papel da LONA como instrumento permanente de elaboração e desenvolvimento de ações de descentralização e estímulo à produção e reflexão crítica através da circulação das obras que compõem sua programação.
–